segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Sacred Made Real - 17/jan

Continuando nosso esquema de "um museu por final de semana", fomos no domingo passado numa exposição na National Gallery.

A exibição, muito bem montada e conectada, explica a relação entre as esculturas sacras policromadas e o desenvolvimento da arte e reafirmação do catolicismo na Espanha entre 1600-1700.


Num período em que as artes estavam sobre a influência do realismo, a Igreja Católica encomendava esculturas para revitalizar a relação com os fiéis (que passariam a rezar e conversar com as imagens).



Por sua vez, os escultores talhavam a madeira e os pintores eram responsáveis por aplicar as diversas camadas de tintas até chegar numa aproximação, por vezes chocante, e bastante real.



Foi através do trabalho feito nas esculturas que os pintores da época (os mais notórios Velázquez e Zurbarán) desenvolveram a técnica de pintar com profundidade, fazendo com que seus quadros posteriores (muito deles baseados nas próprias esculturas) tivessem um realismo impressionante.


Um outro detalhe bastante interessante: as obras dessa natureza e a própria técnica da policromia nunca alcançaram um status de arte, foram renegadas apenas à exposição nas Igrejas e nas procissões da semana santa. A ironia maior é que justamente por não serem consideradas arte, elas puderam ser mantidas na própria Espanha, escapando do assédio dos negociantes de e investidores internacionais.




A nossa meta agora é de conseguirmos ir à Sevilla (cidade onde a policromia mais se desenvolveu e onde as obras mais se preservaram) durante a semana santa para vermos estas peças ao vivo e a muitas cores!








Catálogo da Exposição

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