terça-feira, 2 de março de 2010

The Real Van Gogh - 28/fev/2010

Continuando a série "Um museu por final de semana nesse inverno que parece não ter fim", fomos até a Royal Academy of Arts para a Exposição The Real Van Gogh - The Artist and His Letters.

Convidados pela Isa Quental (muito V.I.P, sem fila e, portanto, sem frio) :) Obrigada, Isa!!


Van Gogh era um homem bastante religioso. Era o segundo filho de seis de um pastor protestante e antes de se dedicar à pintura foi missionário.





A exposição mostra Van Gogh através de suas cartas. Vincent era não apenas um artista compulsivo - em 10 anos de carrera autodidata, pintou 800 telas e fez 1200 desenhos - mas um escritor frenético de cartas!


A maior parte da correspondência era com seu irmão mais novo Theo, que negociava artes e apoiou Vincent - inclusive financeiramente - ao longo de sua curta carreira artística.


Os dois irmãos eram muito próximos e é nítida a influência de um na vida do outro: em uma das cartas, Theo sugere a Vincent que passe a utilizar mais cores (influência direta do impressionismo francês - Theo morava em Paris nessa época).


Apenas alguns meses depois da morte de Vincent (que morreu devido às complicações do ferimento do tiro que se deu), Theo também morre aos 33 anos.





Mais informações sobre as cartas: http://vangoghletters.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário