Jerusalém são várias cidades, religiões e povos dentro de uma só. A cidade passou por vários ciclos de dominação e também de dominada, tudo isso alternado por subsequentes períodos de destruição e reconstrução.
O resultado é um mosaico que apesar dos 5 mil anos de existência da cidade não apresenta nada tão antigo assim.
A cidade é impressionante, sem dúvida alguma. Símbolo para o Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, a tensão religiosa fica sempre evidente. Por outro lado é impossível estar totalmente alheio às demais religiões. Na foto abaixo, por exemplo, foi tirada na Igreja Dominus Flevit no Monte das Oliveiras. Impossível olhar para o altar e não ver o Dome of Rock (cúpula dourada mulçumana).
Acima, uma caminhada pelas muralhas reconstruídas de Jerusalém. E abaixo novamente o impressionante Domo (temos umas 100 fotos dele!)
A via dolorosa não fica na parte cristã mas na mulçumana.
Abaixo a Igreja do Santo Sepulcro e a multidão onipresente em qualquer parte dela.. Haja gente!
Abaixo o muro das lamentações. Para chegar até aí é necessário passar por um raio x.. A entrada de não-muçulmanos para a Dome of Rock só pode ser feita daqui (por essa passarela bizonha à direita da foto).
Dome of Rock!
Os museus em Jerusalém são bem impressionantes. Fomo no museu do Holocausto e no museu de Israel (abaixo). A arquitetura é de cair o queixo! Esse aí embaixo é o prédio que abriga os pergaminhos do mar morto encontrados no século passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário