quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Egito 2010/2011 - Aswan

Aswan fica a quase 1.000km ao sul do Cairo. Fizemos a viagem num ônibus noturno da excursão. Não foi nada divertido, os ônibus só viajam em comboios e há dezenas de paradas - algumas inexplicáveis - ao longo do caminho.

Mas foi só chegarmos no hotel e nos deparamos com esta vista do Nilo para esquecermos o sofrimento que foi chegar até aqui. Aswan é uma cidade bem mais estruturada que a sufocante Cairo. Andamos nas ruas até o mercado e jantamos por lá. No mesmo dia visitamos a Grande Represa e o lago de Nassar.
No dia seguinte fomos até a ilha de Philae para conhecermos o templo de Ísis. Acima os colares que eram oferecidos no barco - 7 minutos de viagem - até a ilha.
O templo de Ísis na verdade não fica mais na ilha de Philae já que por conta da construção da represa, a região foi toda inundada. Por incrível que pareça, o templo foi transportado da localização original até aqui, por volta dos anos 70.
O templo é um dos mais bem conservados de todo o Egito e somente foi fechado no século 6 DC. Por conta disso, o conjunto arquitetônico tem vária construções feitas pelos romanos e gregos. Todos queriam aproveitar a popularidade do templo e deixar ali a sua marca.

Acima a parede muitíssimo bem conservada com cenas dos faraós adorando os deuses egípcios.


Abaixo, fotos do passeio que fizemos de Felucca, um tradicional barco usado para navegação no rio Nilo.
O Nilo tem uma simbologia muito forte para os egípcios desde a Antiguidade. Apenas nas margens do rio era possível construir as cidades, as cheias do rio possibilitavam a agricultura no solo cheio de lama fértil e até mesmo os templos e as necrópoles eram construídas de acordo com a geografia do rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário